Brincadeiras antigas e nosso Folclóre

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Bolinha de gude


Bolinha de gude: essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas.
Principais modalidades
* Três covinhas - Esta variante consiste em fazer um percurso de ida e volta no qual o jogador tem que colocar a sua bolinha dentro de cada cova, podendo também acertar nas bolinhas dos adversários, afastando-os das covas por forma a dificultar as suas jogadas. O vencedor ganha o número de bolinhas pré-estabelecido antes do jogo. Algumas regiões as covinhas são cinco, sendo quatro na reta e uma na lateral formando um "L".
* Três covinhas (versão 2) - Numa linha reta imaginária, fazem-se 3 covas na terra, de aproximadamente um palmo (de criança), que distem entre si um passo grande ou salto (de criança). O jogo começa com os jogadores em pé, a lançarem as bolinhas, um de cada vez, de uma cova para a mais distante. Aquele que ficar mais perto da cova, ou aquele que conseguir acertar dentro da cova em primeiro lugar, começa. O objetivo é fazer um percurso de ida e volta e terminar na cova do meio (entrar em seis covas). Para fazer o percurso o jogador pode acertar numa bolinha de um adversário e vai diretamente para a cova seguinte, ou tentar acertar na diretamente na próxima cova, se conseguir, tanto num caso como no outro tem o direito a jogar outra vez. Se um jogador tiver a sua bolinha dentro de uma cova ninguém lhe pode acertar. A partir do momento em que o jogador chegar à sexta cova (chamada mata), se acertar na bolinha de um adversário este perde. Um jogador que tenha atingido a quarta cova (o meio pilas) pode acertar numa bolinha de um jogador que já tenha conseguido chegar à sexta cova (o mata) sem perder. Sempre que um jogador que tenha atingido "o mata" acertar noutra bolinha (exceto se este estiver dentro de uma cova), "mata" esse jogador e continua o jogo até só haver um só jogador. Percurso e nomes das covas - Primeira, segunda, terceira, "meio-pilas" (quarta cova), "pilas" (quinta cova) e "mata" (sexta cova).
* Jogo do Mata - Consiste no uso de apenas a bolinha principal (bolinha grande). Com um número de jogadores ilimitado, o objetivo é em espaço aberto tentar acertar a vez com a nossa bolinha numa qualquer outra bolinha adversária. Se houver sucesso recebe uma ou mais bolinhas do adversário (conforme acordado) e o jogo procede com nova jogada. Em caso de insucesso passa a vez ao próximo jogador. O jogo só termina por vontade dos jogadores.
* Círculo - É riscado um círculo no chão, onde os jogadores colocam um número pré-determinado de bolinhas, distribuído a vontade de cada jogador. Sorteado quem inicia, com sua bolinha a uma distância também pré-determinada tenta tirar do círculo a maior quantidade de bolas que passa a ser suas. Se errar é passada a vez. Se a bolinha atiradora ficar no círculo além da vez o jogador tem de deixá-la. Usa então outra bola, na sua vez.
* Estrela - Uma variante do círculo é a estrela onde é colocada uma bolinha em cada cruzamento da estrela. Os riscos são feitos na terra ou usado giz.
* Triângulo - Outra versão consiste num triângulo desenhado no chão. É pré-determinado a quantidade de bolinhas colocadas por cada jogador dentro do triângulo e um por vez tentam retirá-las com o seu, possuindo-as. Também vale acertar as dos adversários para ganhar vantagem ou atrapalhá-los. Se ganha a vez podendo continuar sua jogada cada vez que a sua bolinha toca em outro, do triângulo ou mesmo dos adversários. Contudo, numa versão mais competitiva, o jogador que acertar o adversário, não só o exclui do jogo, como também, passa a possuir as bolinhas que por ventura tenham sido retiradas pelo outro do triângulo. Assim, o vencedor será aquele que evitará ser acertado pelos outros e que ficará com todas as bolinhas colocadas por cada jogador no triângulo.
* Biribinha - Nessa vertente o jogo deve ser praticado em areia, terra, ou ainda em chão batido, nele o jogador deve furar o chão com o dedão do pé e marcar um círculo de 8 cm de raio, aproximadamente, e vence o jogador que conseguir colocar mais e em menos tacadas as bolinhas de gude no buraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário